quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Queda do Muro de Berlim 1989



O dia 9 de novembro de 1989 ficou marcado na história da humanidade pela queda do Muro de Berlim, que simbolizava a chamada Guerra Fria.

Em 1945, após ser derrotada na Segunda Grande Guerra, a Alemanha teve seu território dividido entre as quatro potências aliadas. Desta forma, metade do território ficou sob propriedade da União Soviética. A outra metade acabou dividida entre França, Inglaterra e Estados Unidos. Berlim, a capital do país, situada na metade pertencente à URSS, também teve sua extensão repartida em quatro partes, conforme no restante da Alemanha. A função do muro era isolar a parte ocidental, impedindo a migração entre as Alemanhas.

A queda do muro abriu caminho para a reunificação do país, oficialmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Até que em 1991, durante o mandato do presidente soviético Mikhail Gorbachev, a URSS foi finalmente desfeita, dando origem a vários países além da Rússia. Era o fim da Guerra Fria, e o reinício de um regime econômico mundialmente predominante: o capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário